Quíron nos signos, casas e aspectos


A posição de Quíron na casa pode nos mostrar onde fomos feridos ou machucados de algum modo e, através dessa experiência nos fazer obter um tipo de sensibilidade e de autoconhecimento que nos capacita a entender e ajudar melhor aos outros”. (Sasportas)

“O posicionamento de Quíron por casa enfoca a área em que podemos sentir dor e enfrentar dificuldades, bem como a esfera em que procuramos expressar nossa individualidade distinta. Podemos evitar nos “expor à luz” nesse campo de experiência, recolhendo-nos em nosso sofrimento, como fez Quíron com sua ferida incurável, ou podemos ingressar nessa esfera apenas quando submetidos a alguma pressão ou ao assumirmos um papel nobre, como Quíron em sua função de curador e mentor de heróis.
Podemos também considerar o posicionamento de Quíron por casa como TEMENOS - recinto sagrado onde o indivíduo pode descobrir o lado numinoso da vida.
Outra imagem, quando consideramos Quíron como Mestre Interno, sua casa e signo quase sempre descrevem importantes lições que devemos aprender durante a vida presente. Essas lições representam mais o objetivo interno de nossa jornada do que qualquer outra coisa externa e envolvem o Caminho do Meio, o que é apropriado para que possamos cumprir nosso dharma individual. Antes de o Caminho do Meio ser encontrado e reconhecido, Quíron tende a manifestar-se através de algum sofrimento, na forma de tudo-ou-nada; entretanto, com a maturidade e a renúncia, pode emergir um sentimento de integridade - quase sempre associado a certo sentido religioso ou em conexão com o dharma - dentro de algum contexto maior que nós mesmos - constituindo-se na dádiva de Quíron.

Além disso, os planetas que formam aspectos com Quíron, representam, nessa trama, forças internas e externas contra as quais devemos lutar, a fim de que não nos afastem do dharma”. (Melanie Reinhart)

A posição natal de Quíron revela uma área da vida em que fomos feridos em nosso senso de integridade. É uma região de extrema vulnerabilidade, a partir da qual desenvolvemos defesas equivocadas que nos impedem o confronto direto com nossa dor. Quíron traz em si a ferida e a cura, pois à medida que vivenciamos nosso sofrimento e desamparo, tornamo-nos mais inteiros e curados, porque mais sábios e mais humildes.
Os temas quironianos nos lembram a possibilidade de integrarmos pólos opostos.
O tema do curador ferido irá se posicionar em nosso mapa na dependência dos Signos, Casas e Aspectos envolvidos. Mas apesar das diferentes nuanças, a dinâmica é sempre a mesma: é da doença que nasce a cura, é da dor que nasce o alívio
”. (Júlio César Parreira Lima)

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Seguidores