O centauro Quíron

Quíron foi uma das figuras mais nobres e inteligentes da mitologia. Em sua origem, Quíron era um deus da medicina na mitologia tessaliana, mas se tornou um centauro imortal na mitologia grega, que tinha maior aceitação. Apesar de os centauros geralmente serem selvagens e indomáveis, Quíron era exceção. Destacou-se por sua inteligência e seu conhecimento de medicina foi legendário.
Quíron nasceu da união do deus Saturno e da ninfa Phylira. Sua dupla natureza, metade homem, metade cavalo, se explicava pelo fato de seu pai ter assumido a forma de um cavalo para conquistar Phylira. Rejeitado pela mãe foi levado ao Olimpo para ser ensinado pelos deuses. Tornou-se um sábio nas artes de guerra, da música, da terra, da astrologia, da cura e da medicina. Por sua extrema sabedoria, ganhou o dom da imortalidade e ficou conhecido como deus da cura. Ele ensinou heróis como Aquiles, Jasão, Hércules entre muitos outros.
Certa vez, ao acompanhar Hércules, entrou em um confronto com outros centauros. Hércules ,que havia matado a Hidra de Lerna, lança uma flecha contendo o sangue da Hydra em direção ao rei dos centauros. Ao perceber isso, o rei desvia e a flecha atinge a coxa de Quíron. A imortalidade impediu que ele morresse com o veneno da Hydra de Lerna. No entanto, o veneno era tão forte que abriu-lhe uma ferida incurável e de insuportável dor. Nem mesmo sua sabedoria foi capaz de curá-lo, ficou conhecido como o Curador Ferido. Em uma atitude nobre, pede a Zeus que lhe tire a imortalidade e a transfira a Prometeu (que estava sendo castigado por ter roubado o fogo dos deuses) para que possa morrer e acabar de vez com a dor de sua ferida. Por tal atitude, Zeus o imortaliza na constelação de Sagitário.
[Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre]

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Seguidores